Truques para fazer um hambúrguer caseiro suculento

Para comemorar o dia mundial do hambúrguer, que aparentemente é 28 de maio, nada melhor do que um hambúrguer caseiro. Sim, é verdade, eles os tornam ótimos por aí – esses dias se foram quando o hambúrguer era exatamente aquele prato que era comido em cadeias de fast food – mas em casa também podemos preparar um prato muito bom.

Eu aprendi no curso de hamburguer artesanal online que eu estudei que para obter um bom resultado, além de usar ingredientes de alta qualidade, há algumas dicas que vale a pena levar em consideração ao preparar a carne e ao cozinhar, além do ponto de cozimento.

Mas se o que queremos é fazer em casa, hambúrgueres suculentos que não tenham nada a ver com as cadeias de lixo, precisamos levar em consideração alguns truques desde o momento da compra da carne até o momento de servi-la.

Carne de qualidade. 

É óbvio, mas lembre-se: um bom hambúrguer começa com carne picada de qualidade. E levando em conta que os preparados de carne geralmente não são muito bons em análises de qualidade , é muito melhor escolher uma peça e pedir para ser mordida no mercado. E, em qualquer caso, sempre escolha carne picada e não carne de hambúrguer .

20% de gordura. 

Não que exista uma fórmula matemática, mas combinar 70-80% de carne magra com 20 a 30% de gordura é uma boa ideia para obter um hambúrguer suculento.

No caso dos hambúrgueres de frango, se não usarmos apenas peito, mas também adicionarmos carne na coxa, eles serão mais saborosos e macios.

Adicione o ovo, a cebola e a farinha de rosca. 

Para preparar nosso hambúrguer caseiro, podemos usar apenas carne ou adicionar outros ingredientes à massa para dar suculência e sabor, como ovo batido, cebola previamente escalfada, condimentos e farinha de rosca. Esta versão lembra mais a dos avós dos hambúrgueres: os “bifes russos”.

De qualquer forma, existem aqueles que preferem não mascarar o sabor da carne – especialmente se for de qualidade -, por isso moderação ao temperar com temperos ou adicionar esses ingredientes.

Não é deixe grosso ou muito pressionado.

 Aproximadamente 150-200 gramas são aproximadamente o tamanho ideal para que a carne seja crocante por fora e suculenta por dentro.

 Também é muito importante, ao modelar o hambúrguer, não pressioná-lo muito, apenas o suficiente para que não se desfaz quando você o coloca na chapa ou na frigideira. Hambúrgueres de frango, mais finos, porque devem ser bem feitos por dentro.

Fogo

Um forte golpe de fogo ao começar a selar a carne e um calor mais moderado posteriormente, para que seja feito sem secar e sem um exterior dourado. 

Se você escolher uma temperatura, fogo médio-alto e uma assadeira ou frigideira antiaderente, embora devido à gordura da própria carne, não devemos ter problemas ou adicionar óleo.

3-4 minutos de cada lado. 

Um hambúrguer de carne não deve ter mais de 3-4 minutos de cada lado. É o ponto perfeito para obter uma carne macia e suculenta que mantenha todo o seu sabor. Se deixarmos por mais tempo, perderemos todas essas nuances e a mordida será muito menos agradável.

 A partir daí, obviamente, cada um escolhe o ponto de cozedura que mais gosta, o que não significa fazer uma lei de hambúrguer tanto quanto gostamos mal cozida ou ao ponto.